Abrasividade dos cremes dentais

Os cremes dentais contêm vários elementos na composição, cada um deles com uma função específica.

Por um lado, podemos falar sobre os princípios ativos, que são aqueles que fornecem ações concretas para o cuidado com a saúde bucal do paciente.

Alguns deles têm ação antiplaca, anticárie, antitártaro, clareamento...

Por outro lado, encontramos os outros princípios ativos na fórmula do produto, que são conhecidos como excipientes.

Estes também têm funções específicas dentro da fórmula (espessantes, abrasivos, corantes, aromas, hidratantes, tensioativos...) e são muito importantes para obter um creme dental de qualidade.

Dentro destes excipientes, os compostos abrasivos desempenham um papel muito importante nos cremes dentais pela função de limpeza e polimento, preservando o esmalte do dente e tornando a ação mecânica da escovação mais efetiva.

Estes agentes abrasivos são compostos quimicamente inertes sob a forma de grãos esféricos muito pequenos para não desgastar excessivamente a superfície do dente e reduzir o tempo necessário para remover a placa bacteriana. Os mais comuns são fosfato dicálcico, carbonato de cálcio, pirofosfato de cálcio, alumina e sílica.

Dependendo das propriedades, há diferentes tipos de sílicas e, dentro da lista de ingredientes, são identificadas com o nome INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredients - Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos) Sílica hidratada.

A abrasividade dos cremes dentais depende diretamente do agente utilizado e é medida por um valor conhecido como índice de abrasividade ou RDA (Relative Dentin Abrasivity - Abrasão Relativa da Dentina) que avalia o volume de desgaste da dentina.

Quanto maior for o valor de RDA, mais abrasivo será o creme para o esmalte. É conveniente usar cremes dentais com um alto índice de limpeza e o menor valor de RDA possível.

Por esse motivo, o Laboratórios Kin formula todos os géis e cremes dentais de uso diário com sílicas de alta qualidade com a finalidade de obter um alto poder de limpeza com a mínima abrasividade para o esmalte.

Laboratórios Kin cuida de cada componente para melhorar a saúde da sua boca.

Posted in
Tagged with

Related Posts

No Comments