Entendendo a boca seca

Apesar do fato de que a cárie dentária e os problemas de gengiva serem as causas mais conhecidas que causam a alteração da saúde bucal, por alguns anos, profissionais no campo da odontologia tem observado que a boca seca é um problema que também deve ser considerado.

Causas:

Estima-se que 3 em cada 10 pessoas sofram essa alteração e, portanto, apresentam maior risco de sofrer complicações na saúde bucal.

Este desequilíbrio pode afetar pacientes polimedicados, diabéticos ou idosos, entre outros, e pode estar associado a uma diminuição da quantidade de saliva (xerostomia) ou perda da qualidade salivar (diminuição da capacidade de lubrificação).

Consequências:

As principais consequências da boca seca são a dificuldade de deglutição, fala, mastigação ou digestão de alimentos.

Por outro lado, também pode haver outras complicações, como o mau hálito, o aumento da possibilidade de feridas na boca ou aumento do risco de cárie dentária e hipersensibilidade dentária.

Prevenção:

Utilizar uma escova de dente inadequada e/ou cremes dentais abrasivos pode causar desconforto. Portanto, é muito importante utilizar escovas de dente com cerdas macias ou extramacias, produtos especialmente formulados para a higiene bucal neste tipo de paciente e visitas regulares ao dentista pelo menos a cada seis meses.

Além disso, os fatores que atuam diminuindo a produção de saliva, como o consumo de tabaco e álcool ou alimentos salgados, devem ser eliminados.

Finalmente, é muito importante aumentar a ingestão de líquidos.

Uso de produtos específicos:

O Laboratórios Kin possui a linha Kin Hidrat específica para o alívio dos sintomas associados à boca seca.

Nela podemos encontrar os seguintes produtos:
 
  • Kin Hidrat spray, solução formulada com sais minerais presentes na saliva, que atua como saliva artificial, restaurando o equilíbrio natural da cavidade oral.
  • Kin Hidrat gel, que forma uma camada protetora na mucosa para proporcionar hidratação e alívio.
  • Creme dental Kin Hidrat, de uso diário, com alta concentração de flúor e xilitol, com a finalidade de proteger o esmalte dos dentes e obter uma correta higiene bucal.

O uso deste tipo de produto, juntamente com a visita regular ao dentista, proporcionará melhor qualidade de vida aos pacientes, bem como evitar complicações derivadas da síndrome da boca seca.
Posted in
Tagged with ,

Related Posts

No Comments