Uso de antissépticos bucais para a higiene bucal diária

O uso diário de antissépticos bucais após a escovação previne o aparecimento da principal causa dos problemas bucais: o acúmulo de placa bacteriana ou biofilme dental.

Este acúmulo pode desencadear várias doenças bucais e, portanto, é importante manter a higiene bucal adequada e os bons hábitos adquiridos.

Os antissépticos atuam sobre as placas bacterianas de diferentes maneiras, impedindo a aderência, detendo ou atrasando a proliferação.

Existem diferentes grupos de antissépticos utilizados no controle da placa bacteriana classificados de acordo com a estrutura química.

Apesar do grande número de substâncias, atualmente, os antissépticos mais utilizados em produtos dentários de uso diário são: clorexidina, triclosan, cloreto de cetilpiridínio e hexetidina.

Todos eles são seguros e têm alta eficácia e especificidade contra micro-organismos que causam doenças bucais e substantividade elevada (tempo de contato que o antisséptico precisa para agir e fazer efeito).

A FDI World Dental Federation (Federação Dentária Internacional) recomenda o uso deste tipo de produto juntamente com itens adicionais de higiene interproximal, como o fio dental ou escovas interproximais, a fim de melhorar o padrão básico de higiene bucal.

Cada antisséptico tem uma posologia diferente; portanto, é recomendável seguir as indicações estabelecidas no rótulo para alcançar a máxima eficácia.

Em geral, o tempo de aplicação pode ser de 30 a 60 segundos e a quantidade a ser utilizada entre 10 e 20 ml com uma frequência de duas vezes ao dia, especialmente a noite, pois, ao dormir, o corpo reduz suas defesas e as bactérias estão mais ativas para agir.

Dado os benefícios do uso de enxaguantes bucais, a importância do uso regular após cada escovação é fundamental. Embora os enxaguantes bucais não possam substituir a escovação dos dentes ou o uso do fio dental (já que eles têm objetivos diferentes), é evidente a contribuição para o bem-estar e a saúde bucal.

Conclusão: podemos afirmar que o uso deste tipo de produto, juntamente com uma correta escovação com cremes dentais com flúor e a visita periódica ao dentista, garante o controle da placa bacteriana de maneira contínua e efetiva, evitando o aparecimento de distúrbios bucais mais graves.


Marta Embid
Farmacéutico
Posted in
Tagged with

Related Posts

No Comments