A importância da escova dental

A cárie dentária e a doença gengival são duas das doenças mais prevalentes em nossa sociedade e ambas se originam do acúmulo de certas bactérias potencialmente patogênicas.

Por este motivo, e para manter a higiene bucal ideal, é muito importante escovar os dentes com uma boa técnica após cada refeição.

Várias técnicas de escovação foram descritas de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Aqui estão algumas delas:

  • Técnica Fones (rotação): Consiste em escovar os dentes superiores girando a escova para baixo e os dentes inferiores girando a escova para cima, de modo que os laterais das cerdas escovam a gengiva e os dentes em um movimento rotativo. Esta técnica é a mais recomendada para ensinar crianças.
  • Técnica de Bass: Consiste em colocar a escova em um ângulo de 45 graus entre o dente e a gengiva, então um movimento horizontal é realizado para remover o biofilme (placa dental).
  • Técnica de Charters: É uma técnica amplamente utilizada para limpar as zonas interproximais e consiste em posicionar as cerdas da escova na borda gengival formando um ângulo de 45 graus, deslocando a escova no sentido oclusal. Desta forma, movimentos vibratórios são realizados nos espaços interproximais. Esta técnica é amplamente utilizada para limpeza em torno de aparelhos ortodônticos.

Todas essas técnicas são caracterizadas por procedimentos ordenados, onde nenhuma face dos dentes é deixada sem limpeza e os movimentos de vibração são empregados para remover o biofilme.

Finalmente, a escovação lingual também é muito importante, o que envolve colocar a escova de dentes perto da parte central da língua com as cerdas em direção à garganta e colocar a escova para a frente em um movimento de varredura de 6 a 8 vezes.
Posted in
Tagged with

Related Posts

No Comments