A importância da higiene bucal das crianças

Durante alguns anos, um grande número de cáries foi observado em idades precoces (crianças menores de 6 anos), que podem levar a complicações se não forem tratadas adequadamente.

Este tipo de cárie em idades precoces é causado por múltiplos fatores, tais como:
 
Hipoplasia do esmalte: Um esmalte fraco, translúcido nas bordas, manchado e com manchas brancas e amareladas, indica sua fragilidade com o risco correspondente ao aparecimento de cáries.

As principais causas de aparecimento desta alteração seriam:
  • Consumo frequente de antibióticos antes dos três anos de idade.
  • Aumento no consumo diário de bebidas adocicadas de baixo pH, como refrigerantes ou bebidas energéticas.
  • Aumento no uso de aerossóis como tratamentos crônicos.
  • Aumento do uso noturno prolongado da mamadeira em posições deitadas. Além disso, a adição de cereais ou cacau em pó aumenta significativamente o risco de cáries.

Uma dieta suave: Mastigar alimentos sólidos é a melhor maneira de manter os dentes limpos. Portanto, manter uma dieta leve com base em biscoitos, pão fatiado, sucos de frutas trituradas ou alimentos batidos após o primeiro ano de idade promove o aparecimento da cárie dentária.
 
Por todas estas razões, é muito importante visitar regularmente o pediatra e o odontopediatra para detectar e tratar lesões incipientes nos estágios iniciais.

Desta forma, o tratamento será muito menos agressivo e o prognóstico muito melhor.

Por outro lado, recomenda-se a realização de um programa preventivo em pacientes considerados de alto risco (1-2 lesões antes dos 6 anos de idade).
Por fim, apresenta-se uma série de fotografias de pacientes reais, nos quais a rápida evolução da lesão pode ser observada, se não for tratada de forma rápida e eficaz.
Seguindo os protocolos e as indicações das associações odontopediátricas mais importantes do mundo, recomenda-se que a primeira revisão no consultório odontológico pediátrico seja feita quando o primeiro dente temporário irromper ou quando completar o primeiro ano de vida da criança.

Ana Belén Ontiveros Pérez.
Odontopediatra e Ortodontista.
Especialista em Pacientes com Necessidades Especiais
Nºcol. 04/1833

Produtos KIN

O Laboratórios Kin S.A desenvolveu uma linha de produtos infantis, especialmente formulados com glicerofosfato de cálcio e fluoreto de sódio (1000 ppm) e um agradável sabor de morango para ajudar a remineralizar o esmalte dos dentes e prevenir o aparecimento de cáries.
* Produtos não disponíveis no Brasil
Posted in
Tagged with , ,

Related Posts