Qual é a melhor maneira de cuidar dos nossos dentes na idade adulta?

A idade adulta é uma das etapas mais importantes da vida para prevenir e cuidar da higiene bucal. A saúde bucal não pode ser separada da saúde geral; a boca faz parte do nosso corpo e quando adoece, outras áreas do corpo podem ser afetadas.

Os adultos, assim como crianças e adolescentes, estão expostos a cárie e doenças das gengivas que podem levar a problemas mais sérios. Então, qual é a melhor maneira de cuidar dos nossos dentes na idade adulta?

Higiene bucal

O segredo para manter um sorriso brilhante e saudável durante toda a vida adulta é fazer a higiene bucal adequada, que deve incluir:
  • A escovação dental três vezes ao dia, após cada refeição e sempre utilizando um creme dental com flúor.
  • O uso de fio dental ou escovas interproximais diariamente, que eliminam a placa em áreas de difícil acesso para a escova de dentes.
  • O uso de enxaguante bucal após cada escovação, o complemento mais importante para manter uma boa saúde bucal, evitar patologias e minimizar problemas como a halitose.

Prevenir doenças, infecções e lesões orais

As doenças bucais mais frequentes são as cáries e as doenças periodontais. Se não forem prevenidas, são desenvolvidas e, se não forem tratadas a tempo, acarreta na perda dos dentes. Por esta razão, é importante fazer visitas periódicas ao nosso dentista.

Dieta Saudável

Uma dieta variada e equilibrada também ajuda a fortalecer o sistema imunológico para se defender contra qualquer possível infecção na cavidade oral.
Cuidar da alimentação, ingerindo pouco açúcar, alimentos ricos em cálcio e que propiciam uma boa mastigação como os legumes; e evitar alimentos cuja dureza possa danificar os dentes. Tudo isso ajudará a ter dentes mais saudáveis. Além disso, se queremos manter um sorriso bonito, devemos limitar o consumo frequente de certas substâncias, tal como tabaco, café ou vinho tinto.

Visitar o dentista

A ausência de dor não é garantia de dentes saudáveis e, por isso, é essencial prevenir doenças bucais e visitar o dentista com frequência, que realizará exames periódicos e fará limpezas profissionais.
Posted in
Tagged with

Related Posts

No Comments